Com a utilização de forma similar aos sistemas convencionais a utilização dos sistemas RNAV é baseado em terra através do desempenho. Este desempenho é avaliado por um meio de combinação de análises técnicas de inspeção em vôo. O conceito de Espaço Aéreo é desenvolvido com base no desempenho do equipamento RNAV, fazendo-se necessário identificar os distintos modelos de equipamento que são apropriados para emprego em um espaço aéreo.
O conceito PBN especifica os requisitos de desempenho do sistema RNAV, em termos de precisão, integridade, disponibilidade, continuidade e funcionalidades, necessárias para as operações propostas no contexto de um espaço aéreo em particular. O conceito PBN representa uma mudança da navegação baseada em sistemas para a navegação baseada em performance. A aplicação da PBN oferece as seguintes vantagens:
a) Reduz a necessidade de manutenção de rotas e procedimentos baseados em sistemas específicos e, em conseqüência, reduz os custos associados;
b) Evita a necessidade de desenvolvimento de operações baseadas em sistemas específicos, a cada evolução dos sistemas de navegação;
c) Permite um uso mais eficiente do espaço aéreo (economia de combustível, redução de ruído); e
d) Facilita o processo de aprovação operacional para os operadores, aplicandose um conjunto limitado de especificações de navegação, destinados à utilização mundial.
Você pode conhecer mais sobre IMPLEMENTAÇÃO DA RNAV-5 com a nova AIC N06/11 de 13 de janeiro de 2011. Esta AIC cancelou a AIC N11/09, de 09 de abril de 2009.
Boa leitura!
Fonte: AIC N06/11 13 JAN 2011 - IMPLEMENTAÇÃO DA RNAV-5 - http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3573
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