O auxílio visual VASIS (Visual Approach Slope Indicator System) tem como finalidade orientar o piloto de forma segura para interceptação da trajetória de planeio para prosseguir em aproximação para pouso. Este auxílio pode ser instalado em conjunto com o ALS, ILS e GCA, porém, não os substitui.
O sistema é constituído por duas ou três barras de luzes instaladas perpendicularmente a pista. Estas barras são constituídas de uma, duas, ou três caixas de luzes no lado esquerdo ou em ambos os lados da pista. Cada caixa contem 3 lâmpadas de alta intensidade, instaladas por traz de um filtro dividido horizontalmente, projetando um feixe de luz nas cores branca na parte superior e vermelha na parte inferior.
Quando o piloto se aproximar para pouso deverá enxergar o auxilio visual da seguinte forma:
a) em cor branca a primeira barra e em cor rosa a segunda barra, quando estiver voando acima da trajetória de aproximação;
b) em cor branca a primeira barra e em vermelho as luzes da segunda barra, quando estiver voando dentro da trajetória de aproximação;
c) em cor rosa a primeira barra e em cor vermelha a segunda barra, quando estiver voando abaixo da trajetória de aproximação.
O sistema é constituído por duas ou três barras de luzes instaladas perpendicularmente a pista. Estas barras são constituídas de uma, duas, ou três caixas de luzes no lado esquerdo ou em ambos os lados da pista. Cada caixa contem 3 lâmpadas de alta intensidade, instaladas por traz de um filtro dividido horizontalmente, projetando um feixe de luz nas cores branca na parte superior e vermelha na parte inferior.
Quando o piloto se aproximar para pouso deverá enxergar o auxilio visual da seguinte forma:
a) em cor branca a primeira barra e em cor rosa a segunda barra, quando estiver voando acima da trajetória de aproximação;
b) em cor branca a primeira barra e em vermelho as luzes da segunda barra, quando estiver voando dentro da trajetória de aproximação;
c) em cor rosa a primeira barra e em cor vermelha a segunda barra, quando estiver voando abaixo da trajetória de aproximação.
Fonte da imagem: MCA 53-1
Sendo assim o piloto deve sempre buscar a primeira barra branca e vermelha na segunda barra para que tenha certeza que estar certo na rampa, podendo seguir para pouso.
Veja na sequência de fotos abaixo como o ângulo de visão visualiza as caixas de forma que você irá enxergar as luzes vermelhas, brancas, ou as duas.
DICAS DE NOTAM
É necessário a confecção de prenotam do auxílio vasis quando:
a)Inoperância total do auxílio
Exemplo:
25/03/10 15:01 - 25/08/10 22:00
VASIS (AVASIS) RWY 05 U/S
REF: ROTAER 3-I)
(G0396/2010)
b)Brilho reduzido a uma intensidade – Ex: VASIS RWY 18 OPR REDUZIDO A BRILHO 3
c) Vasis operando somente com brilho 5 – Ex.: QLVXX E)VASIS RWY 18 OPR SOMENTE BRILHO 5 O brilho 5 poderá ofuscar a visibilidade do comandante principalmente em pouso noturno.
Você pode aprofundar mais seus conhecimentos sobre o auxílio visual VASIS no nosso Manaul do Especialista em Informações Aeronáuticas - MCA 53-1
Fonte: MCA 53-1 – Manual do Especialista em Informações Aeronáuticas
É necessário a confecção de prenotam do auxílio vasis quando:
a)Inoperância total do auxílio
Exemplo:
25/03/10 15:01 - 25/08/10 22:00
VASIS (AVASIS) RWY 05 U/S
REF: ROTAER 3-I)
(G0396/2010)
b)Brilho reduzido a uma intensidade – Ex: VASIS RWY 18 OPR REDUZIDO A BRILHO 3
c) Vasis operando somente com brilho 5 – Ex.: QLVXX E)VASIS RWY 18 OPR SOMENTE BRILHO 5 O brilho 5 poderá ofuscar a visibilidade do comandante principalmente em pouso noturno.
Você pode aprofundar mais seus conhecimentos sobre o auxílio visual VASIS no nosso Manaul do Especialista em Informações Aeronáuticas - MCA 53-1
Fonte: MCA 53-1 – Manual do Especialista em Informações Aeronáuticas
Fotos: MARCILIO PINTO DE VASCONCELOS - Aeródromo de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
Matéria escrita por :
MARCÍLIO PINTO DE VASCONCELOS - AIS SBTU
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