O A380 tem dimensões que fizeram com que um grupo peritos europeus e americanos da OACI trabalhassem na recategorização da aeronave devido a esteira de turbulência prevista nos documentos internacionais.
O seu peso máximo de decolagem chega a 562.000 toneladas na categoria de passageiros e 590.000 na de cargueiro. Com uma envergadura de 79,80m e um diâmetro de 7,14 m na sua fuselagem o A380 superou praticamente todos os números dos grandes aviões comerciais do mundo
Com isso, apesar de enquadrado na categoria H de esteira de turbulência, foi necessário criar uma categoria e uma fraseologia especial para esta aeronave. A letra J foi adotada para esteira de turbulência e a expressão SUPER na fraseologia.
Quando uma aeronave MÉDIA ou LEVE decolar atrás de um A380 é necessário respeitar o mínimo de 4 minutos para decolagem da seguinte. No caso de pouso de um A380 seguido de decolagem de um outro avião na mesma pista é necessário pelo menos 3 minutos de separação.
No caso da separação vertical é necessário acrescentar 1000 FT nas regras mínimas de separação previstas. A separação radar para esteira de turbulência para aeronaves de categoria pesada, média e leve são respectivamente 6NM, 7NM e 8NM.
Foto: Airliners.net - Yunjin Lee - Korea Aero Photos
A380 da Emirates pousando em Seoul - Incheon International (ICN / RKSI)South Korea, April 25, 2010
Agora, engana-se quem pensa que ele é o maior avião do mundo. Na realidade o maior avião do mundo é o SUPER CARGUEIRO Antanov An225, capaz de decolar com o peso máximo de 600t. O Antanov An225 possui dimensões que superam o A380. Com uma envergadura de 88,4 m e comprimento de 84 m é indiscutivelmente o MAIOR AVIÃO DO MUNDO.
Apesar disso, no campo da categoria de esteira de turbulência do plano de voo do AN225, deve ser colocado a letra H e não a letra J como no caso do A380. A AIC 25/08 só contempla o A380, talvez pela quantidade de A380 já entregues no mundo (27 no total de 202 aeronaves encomendadas até hoje). Já o AN225 só existe uma única aeronave no mundo em atividade.
Antanov AN225 pousando no Aeroporto Internacional
de Guarulhos - Gov. André Franco Montoro - SBGR em 14 de fereveiro de 2010
FICHA TÉCNICA DAS AERONAVES
===========================================
Airbus A380Tipo: Avião comercial
4 motores Turbofan Rolls-Royce Trent 900, produzindo um esforço de 311 kN, (70 000 lbf), ou Engine Alliance GP7200 340 kN (76 500 lbf)
Fabricante: EADS Airbus
Primeiro vôo: 27 de Abril de 2005
Capacidade de 555 a 845 passageiros
Comprimento 72,75 metros
Envergadura 79,80 metros
Altura 24,08 metros
Velocidade máxima 970 km/h
Peso máx. decolagem 560.000 kg
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Antanov AN225
Tipo: Avião cargueiro
Propulsão: 6 turbinas ZMKB Progress Lotarev D-18T (com 229,50 kN de propulsão cada)
Peso máximo de carga permitido para conseguir decolar: 600 t.
Peso máximo de carga útil (interna ou externa): 250 - 275 t.
Envergadura de asa: 88,4 m
Comprimento: 84 m
Velocidade: 865 km/h
Altura: 18,1 m (excluindo o trem de pouso)
Dimensões de carga: 45,35 m de comprimento; 6,4 m de largura; 4,4 m de altura
Autonomia de voo com carga máxima: 4.500 km
Autonomia de voo com tanques de combustível cheios: 15.400 km
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Lendo a AIC 25/2008 você pode conhecer mais as diretrizes operacionais para o A380. Boa Leitura!
Fontes: AIC 25/2008 / AIRBUS.com
Matéria escrita por: Marcílio Pinto de Vasconcelos - AIS SBTU
No comments:
Post a Comment