Tuesday, May 11, 2010

O A380 e suas diretrizes operacionais específicas

Depois de décadas de supremacia do Boeing 747, a Airbus lançou o A380 para desbancar de vez os números do famoso Jumbo. Suas dimensões foram estudadas ao máximo para que não tivesse o problema acontecido com o 747 em seu lançamento, quando os aeroportos não estavam preparados para receber esta aeronave, tendo que passar por um período de adaptação até que ele conseguisse realmente operar como se esperava.

O A380 tem dimensões que fizeram com que um grupo peritos europeus e americanos da OACI trabalhassem na recategorização da aeronave devido a esteira de turbulência prevista nos documentos internacionais.

O seu peso máximo de decolagem chega a 562.000 toneladas na categoria de passageiros e 590.000 na de cargueiro. Com uma envergadura de 79,80m e um diâmetro de 7,14 m na sua fuselagem o A380 superou praticamente todos os números dos grandes aviões comerciais do mundo

Com isso, apesar de enquadrado na categoria H de esteira de turbulência, foi necessário criar uma categoria e uma fraseologia especial para esta aeronave. A letra J foi adotada para esteira de turbulência e a expressão SUPER na fraseologia.

Quando uma aeronave MÉDIA ou LEVE decolar atrás de um A380 é necessário respeitar o mínimo de 4 minutos para decolagem da seguinte. No caso de pouso de um A380 seguido de decolagem de um outro avião na mesma pista é necessário pelo menos 3 minutos de separação.

No caso da separação vertical é necessário acrescentar 1000 FT nas regras mínimas de separação previstas. A separação radar para esteira de turbulência para aeronaves de categoria pesada, média e leve são respectivamente 6NM, 7NM e 8NM.




Foto: Airliners.net - Yunjin Lee - Korea Aero Photos


A380 da Emirates pousando em Seoul - Incheon International (ICN / RKSI)South Korea, April 25, 2010



Agora, engana-se quem pensa que ele é o maior avião do mundo. Na realidade o maior avião do mundo é o SUPER CARGUEIRO Antanov An225, capaz de decolar com o peso máximo de 600t. O Antanov An225 possui dimensões que superam o A380. Com uma envergadura de 88,4 m e comprimento de 84 m é indiscutivelmente o MAIOR AVIÃO DO MUNDO.

Apesar disso, no campo da categoria de esteira de turbulência do plano de voo do AN225, deve ser colocado a letra H e não a letra J como no caso do A380. A AIC 25/08 só contempla o A380, talvez pela quantidade de A380 já entregues no mundo (27 no total de 202 aeronaves encomendadas até hoje). Já o AN225 só existe uma única aeronave no mundo em atividade.


Antanov AN225 pousando no Aeroporto Internacional

de Guarulhos - Gov. André Franco Montoro - SBGR em 14 de fereveiro de 2010

FICHA TÉCNICA DAS AERONAVES

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Airbus A380
Tipo: Avião comercial
4 motores Turbofan Rolls-Royce Trent 900, produzindo um esforço de 311 kN, (70 000 lbf), ou Engine Alliance GP7200 340 kN (76 500 lbf)
Fabricante: EADS Airbus
Primeiro vôo: 27 de Abril de 2005
Capacidade de 555 a 845 passageiros
Comprimento 72,75 metros
Envergadura 79,80 metros
Altura 24,08 metros
Velocidade máxima 970 km/h
Peso máx. decolagem 560.000 kg

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Antanov AN225
Tipo: Avião cargueiro
Propulsão: 6 turbinas ZMKB Progress Lotarev D-18T (com 229,50 kN de propulsão cada)
Peso máximo de carga permitido para conseguir decolar: 600 t.
Peso máximo de carga útil (interna ou externa): 250 - 275 t.
Envergadura de asa: 88,4 m
Comprimento: 84 m
Velocidade: 865 km/h
Altura: 18,1 m (excluindo o trem de pouso)
Dimensões de carga: 45,35 m de comprimento; 6,4 m de largura; 4,4 m de altura
Autonomia de voo com carga máxima: 4.500 km
Autonomia de voo com tanques de combustível cheios: 15.400 km

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Lendo a AIC 25/2008 você pode conhecer mais as diretrizes operacionais para o A380. Boa Leitura!


Fontes: AIC 25/2008 / AIRBUS.com

Matéria escrita por: Marcílio Pinto de Vasconcelos - AIS SBTU

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